Surya - Centro de Terapias Naturais

Página Inicial / Terapias



Massagens

Osteopatia

Acupuntura

Shiatsu

Terapia Sacrocraniana





Massagens


Temos Massagens de Relaxamento, Massagens Desportivas e Massagens Terapêuticas.

O Surya carateriza-se por um critério de exigência, qualidade, rigor e profissionalismo dos seus técnicos, selecionando terapeutas certificados e com formação reconhecida o que permite adequar os tratamentos às necessidades específicas de cada pessoa.





Osteopatia

A Osteopatia pode ser aplicada em artroses, artrites, entorses, reumatismo, tendinites, ansiedade, enxaquecas, obstipação, entre muitas outras e engloba 3 vertentes:

- Terapia Estrutural: a estrutura é muito importante, porque ela é a base de todo o nosso corpo e é ela que mantém os espaços necessários entre os nervos, órgãos e músculos.

- Terapia Sacro-Craneal: que visa regular o sistema nervoso para cada problema de saúde do paciente.

- Terapia Visceral: que visa regular o bom funcionamento dos órgãos 
 

  

VOLTAR



Acupuntura

O tratamento de acupuntura consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia.[3] A estreita relação entre o uso das agulhas e da moxa, na acupuntura, fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú - 针灸), sendo Zhen (针) agulha e Jiú (灸) fogo (ação de cauterizar).

O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como por exemplo a sangria. A acupuntura chinesa, por seu histórico milenar, acabou por desenvolver escolas específicas em países próximos da China, dando origem ao shiatsu (espécie de massagem) no Japão e a estimulação nos denominados microssistemas do corp
o.

  

VOLTAR



Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica de massagem originária do Japão, que tem como caraterística básica a aplicação de pressão – principalmente dos polegares – em determinados pontos do corpo. Os pontos de pressão utilizados no Shiatsu são Massagem Siasconhecidos por «meridianos», numa alusão à Medicina Tradicional Chinesa e à Medicina Tradicional Japonesa, que acreditam na existência de fluxos de energia ao longo do corpo.

Os meridianos utilizados nas massagens de Shiatsu são os mesmos seguidos durante as sessões de acupunctura. Ainda segundo a medicina oriental, a ocorrência de complicações de saúde está intimamente relacionada com perturbações com o fluxo de energia do corpo. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a cada meridiano existente no corpo humano corresponde um órgão.

Assim, as massagens de Shiatsu, através da aplicação de pressão, propõem-se restabelecer o normal fluxo da energia. Ao utilizar os mesmos pontos de pressão da acupunctura, o Shiatsu é assim uma alternativa ideal para quem tenha aversão a agulhas.

VOLTAR



Terapia Sacrocraniana

A Terapia Sacro Craniana é uma terapia manual, muito suave, que tem como objectivo avaliar e melhorar a função fisiológica do sistema sacro craniano, um sistema fisiológico do qual fazem parte as membranas cranianas e o liquido cefalo raquidiano que envolve e protege o cérebro e a espinal medula.

Este sistema mantém uma relação entre o sacro e o cranio através do tubo dural e está exposto a tensões anormais que podem causar alterações em várias partes do corpo. Usando um toque muito leve, de uma maneira geral não superior a 5 gramas, o terapeuta sacro craniano pode libertar certas restrições no sistema sacro craniano e dissipar os efeitos negativos do stress sobre o sistema nervoso central, facilitando o processo de recuperação do próprio sistema de auto-regulação, permitindo assim que este faça as suas próprias correcções quando e onde estas sejam necessárias, sem decerto modo contrariar o processo fisiológico normal.

A terapia Sacro Craniana está indicada em qualquer faixa etária e raramente tem contra indicações. Em doentes de idades mais avançadas esta terapia pode melhorar a mobilidade funcional e proporcionar mais energia.

  

VOLTAR